terça-feira, 27 de março de 2012

RESENHA: Batalha do Calçadão 16/03/2012

O Hip Hop em Uberaba passou por muitas fazes durante sua existência, altos e baixos, enfrentou dificuldades por preconceito e falta de apoio, mas nem por isso deixaram de existir suas manifestações. Hoje vejo uma nova era para este movimento que conquista tantas pessoas e influencia suas vidas direta ou indiretamente.

Vivemos um momento em que o Hip Hop quer reviver seu momento de glória, onde pessoas estão trabalhando para que isso aconteça de forma descentralizada, levando o Hip Hop não só para o centro, mas também para as quebradas.

Neste fim de semana, do dia 16/03 ao dia 18/03 rolaram cinco eventos na cidade, a batalha do calçadão com Pocket Show do Chorão e Show do TOI &DJ NENÊ com a banda de Hardcore Flanders no Favela Chic, ambos estavam dentro da programação do Grito do Rock 2012 na sexta feira, um evento de Hip Hop no bairro Santa Maria e no Clube Sírio Libanês o show do Consciência Humana, Dj Bola 8 do Realidade Cruel, Caçadoras da Trilha Sonora, D’art 33, Comando R, Sintonia Loka, Conseqüência Fatal, TOI &DJ NENÊ, Voz da Consciência, Krdim, Verbos da Vida e Martinluter no sábado e no domingo para fechar o fim de semana com chave de ouro, HIP HOP NA PRAÇA no Residencial 2000.


Em todos estes eventos, não houve nenhum tipo de violência, muito pelo contrario, foram momentos de reencontro de velhos e novos amigos para ouvir o bom e velho rap, isso mostra que ao contrario do que as pessoas pensam festa de Hip Hop não é lugar de brigas, além do preço mais acessível comparado a festas elitistas que acontecem em todo o Brasil, inclusive em Uberaba e que muita das vezes pode terminar em tragédia, é lamentável.

A Batalha do Calçadão a cada dia que passa traz um publica maior, está se tornando um evento enraizado, gerando seus belos frutos, como por exemplo, a revelação de grandes talentos existentes em nossa cidade.

Pela primeira vez o Coletivo Firma fez nesta edição e fará nas próximas que virão a distribuição de um Informativo sobre as regras do calçadão como; 1° não é permitido o uso de drogas, 2° jogar o lixo no lixo e 3° respeitar os estabelecimentos no entrono. As regras para os MC’s são; 1° não falar sobre a família do adversário durante a batalha, 2°não falar palavrão e 3° não ultrapassar o tempo limite para as rimas. O Informativo também conta com uma agenda de eventos de Hip Hop que irão ocorrer durante os dias próximos. 

Desta vez, a batalha foi diferente, com o formato de rimas 4 x 4, o resultado foi positivo tanto da parte dos MC’s que deram conta do recado, quanto para o publico que correspondeu com muita satisfação.

A primeira batalha começou com Lloco chamando a carrocinha para Wisner, mas não ficou barato, pois Wisner retrucou dizendo que se for pra ser um cão, é capaz chupar o sangue dos seus adversários como suco, mas Lloco revidou dizendo que era melhor beber não o seu sangue e sim sua urina que já é uma demarcação de território, Lloco tava com todo o ódio e sangue nos olhos que  Wisner mandou engolir, a platéia foi ao delírio com este confronto hilário e caiu na gargalhada. Wisner ganhou a primeira batalha.


Segunda batalha teve inicio com Kbça mandando Capa voltar pra SP, Capa não deixou barato dizendo que a voz de Kbça era muito baixa para considerar-se da rua, a coisa começou a ficar séria das duas partes, por isso após o primeiro round Tói reforçou as regras para que fiquem claras dizendo “família fica em casa, ninguém sai na mão e evite os palavrão”, no segundo round Capa considerou Kbça moleque da cara feia, isso o tirou Kbça do sério e disse para Capa que se for pra ver cara feia bastava ele olhar-se no espelho, a coisa ficou cada vez mais séria novamente, mas quem venceu foi Capa.

Na terceira batalha, Chorão já chegou atacando Wilson dizendo que ele tem cara de pagodeiro e que era melhor desistir do microfone e pega o cavaquinho, mas Wilson se defendeu dizendo que era duro rap nacional e que não tinha nada de pagodeiro citando até nosso querido ídolo Sabotage, mas Chorão continuou as provocações dizendo que quando Wilson rima ninguém põe a mão pra cima, Wilson revidou dizendo sua rima é dura, mas Chorão se referiu a Wilson como um cd furado que fica travando, Tói reforçou mais um dos requisitos básicos para a avaliação do desempenho nas batalhas dos Mc’s, onde a zoeira é divertido mas o que vale mais é o flow e a criatividade. Chorão venceu desta vez.

A quarta batalha foi com Capanga cheio de  flow e Deivin com rimas raras que sempre arrancam sorrisos do publico, no final das contas a apelação tira pontos por mais engraçados que sejam, o cantar em cima da base contou muito também e os itens de avaliação dos juízes para com os MC’s tem se tornado mais rígido, portanto, quem se deu melhor foi Capanga.

Quinta batalha foi com Wisner e Capa, Wisner venceu, já na penúltima batalha foi com Chorão e Capanga, Capanga venceu. A final foi com Capanga e Wisner. 

Wisner foi o vencedor da Batalha do Calçadão edição Grito do Rock 2012.

Coletivo firma agradece a presença de todos na ultima batalha, dia 30/03 estaremos de volta, abraço a todos!


Texto: Jessica Barcelos Valeriano

Fotos: Fábio Fernandes