quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BATALHA DE RIMAS

Batalha de Rimas de Uberaba e Uberlândia - 25/02/2012

A elite conservadora das cidades do Triângulo Mineiro, me refiro aqui, especialmente a Uberaba e Uberlândia, utilizou de aspectos ideológicos para criar uma rivalidade entre as duas cidades pro seu próprio interesse, por motivos econômicos, políticos e sociais. Mas e o povo? Qual é o motivo da população (inclusive a menos beneficiada por essa rivalidade, com menos poder aquisitivo) entra nesta rivalidade entre as cidades? Não há nenhum benefício, só gera mais preconceito e desunião. Muitos ainda respiram esse ranço histórico por uma questão cultural, um tabu que precisa ser quebrado para que todos possam crescer e se desenvolver lado a lado.

O Hip Hop vem do povo mais desfavorecido e vítima dessa rivalidade sem sentido que a anos permaneceu, então, já que a rivalidade existe, vamos utilizá-la de forma saudável para gerar não desunião, mas sim a união entre as duas cidades que juntas num só movimento sócio-cultural possam fortificar as cenas locais, elevando o nome do Triângulo Mineiro.


Foi com este propósito que surgiu a Batalha de Rimas dos MC’s de Uberaba e Uberlândia que aconteceu no dia 25/02/2012, sábado passado, na Associação de Moradores do Bairro Luizote de Freitas.

Temos bons MC’s dos dois lados, tanto os do Calçadão em Uberaba como os de Uberlândia, que nos receberam de forma calorosa e com muito respeito.

Como sempre a galera do Skate colou em peso, revelando para nós que de certa forma Hip Hop e Skate forma um belo par. Outra parceria interessante que pude perceber foi a galera do Hardcore fortalecendo a cena Hip Hop, muitos participam dos dois movimentos, tanto alguns que vieram prestigiar o evento de Uberaba quanto os que são de Uberlândia.

O Freestyle de abertura da batalha foi com Tói (que sempre frisava a presença em peso dos MC’s do Calçadão), Ananias e Martin demonstraram acima de tudo naquele momento o que aconteceu não foi uma simples disputa de rimas, era o começo de um elo que tende a se fortificar cada vez mais.

A primeira batalha foi entre Thiago Kbça de Uberaba contra Rock Lee de Uberlândia. Rock Lee iniciou a batalha com rimas sangrentas, quis cortar até as pernas do Kbça, mas não deu muito certo, a rima do trocadilho “Rock Lee” com “Negra Lee” e com “Rocky Balboa” arrancou gritos da platéia, Kbça ganhou nos dois rounds.

Segunda batalha foi com Capanga de Uberaba e T.J. de Uberlândia. A zoeira veio de ambos os lados, mas como os juízes decidiram que não estava valendo somente a criatividade da rima, mas também o flow, cantar em cima da base contava como pontos, quem se deu bem foi Capanga.

A terceira batalha foi Cássio de Uberlândia contra Chorão de Uberaba. Ambos mandaram muito bem nos dois rounds, foi a única vez que houve terceiro round, disputa acirrada!! Mais uma vez o quesito flow foi peça chave para a decisão na hora do desempate, Chorão ganhou.



Quarta batalha a disputa foi entre Robim de Uberlândia e Wisner de Uberaba. A velocidade de palavras que Wisner rimou com um flow indiscutivelmente original faz com ele seja uma grande revelação do calçadão, e na batalha de rimas em Uberlândia não foi diferente, não foi por acaso que ele venceu.

Doidera de Uberlândia e Bunito de Uberaba disputaram a quinta batalha, quero parabenizar primeiro pela coragem do Doidera de batalhar mesmo com pouca experiência, mas Bunito foi quem se saiu melhor e vendeu nos dois rounds.

A penúltima batalha foi entre três uberabenses, e são guerreiros por chegar aonde chegaram, de lá sairia apenas um para ir a grande final. Foram Wisner, Chorão e Bunito quem batalharam, mas quem era de Uberaba já se sentia vencedor só de ter apenas finalistas de sua própria cidade. É galera de Uberlândia, não foi desta vez, mas adoraríamos repetir a dose, foi muito rico o encontro, todos na verdade ganharam, principalmente o Hip Hop em nossa região, e com certeza isso é o que importa!

A final foi entre os dois membros do Alkatéia, Chorão e Capanga, não é a primeira vez que estes dois se enfrentam ainda mais num momento tão decisivo. Parabéns ao vencedor Capanga, que representou Uberaba muito bem fora de nosso solo.

Parabenizar também os DJ’s de Uberlândia Dom Black e Luizinho que foram essenciais nesta batalha e mandaram muito bem nas picapes e na escolha dos beats que embalaram as rimas dos MC’s.

Uberlândia muito obrigado por abrir as portas para Uberaba, nossa casa estará aberta a vocês e que estas parcerias se tornem mais freqüentes, pois é muito enriquecedor!

Esse evento foi realizado pela CUFA e o Coletivo Pássaro Preto de Uberlândia.

O Coletivo Firma agradece a todos que participaram, compareceram ou que leram este texto.
Um grande abraço!!!